RUPTURA DO TENDÃO DO OMBRO

Uma ruptura no tendão do ombro não cicatriza nem diminui com o tempo. Ao contrário, a lesão se agrava continuamente no dia-a-dia, devido ao movimento do músculo que puxa o tendão para executar o movimento do osso.

 

No passado, era comum o médico indicar apenas fisioterapia para as pessoas com mais de 50 anos que tivessem rompido o tendão no ombro, para não submetê-las aos riscos de uma cirurgia aberta tradicional. Hoje, a situação é outra. Primeiro, porque pessoas nesta idade continuam ativas e fazem esportes - e não querem diminuir seu ritmo de atividade. Depois, porque a artroscopia representou um grande avanço no tratamento cirúrgico deste problema.

 

Por isso, pacientes com mais de 50 anos - ou mais jovens - podem tratar o rompimento do tendão por cirurgia artroscópica. A lesão pode ser corrigida através de pequenos furinhos na pele, de forma muito rápida e segura.

 

A cirurgia por artroscopia não descarta a fisioterapia, muito importante para a reabilitação. Através das sessões de fisioterapia é possível conseguir ganho na amplitude do movimento e fortalecer os músculos para que toda a articulação exerça corretamente a sua função.

POR QUE PROCURAR O DR. LUIZ RIBAS?

Depoimento Jordan

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Médico do Esporte e Traumatologista do Esporte

Dr. Luiz Ribas (CRM 146.545) está sempre em busca das melhores possibilidades de tratamento para o paciente. 

Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo-SP e tem Título de Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).

É membro da:

  • Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

  • Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC)

  • Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício (SBMEE)

  • Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE)

  • Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS)

  • European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy (ESSKA)

"Além de muito competente, é muito caprichoso. Ele se preocupa com a estética dos pontos, faz tudo bonitinho. E é de uma atenção! Depois das consultas, ele me manda mensagem, quer entender o que está acontecendo, o que eu estou sentindo. Acompanha de perto toda a recuperação.”

 

Hudson Miguel, atleta da seleção brasileira de ginástica

"O Dr. Luiz é muito atencioso e humano. É super cuidadoso ao examinar, explica com a preocupação de se fazer realmente entender. É interessado no que é o melhor para o paciente, e mostra muita competência no que faz. Hoje, é o médico da minha família. Já atendeu meu pai e minha mãe também."

Jordana Rodrigues de Castro, química farmacêutica

Depoimento Jordan

"No dia da cirurgia, o Dr. Luiz conversou muito com minha filha. Teve um cuidado muito grande com ela, ganhou sua confiança e a deixou tranquila. Depois, nos explicou minuciosamente o que ia acontecer, como seria a cirurgia, como era o fio, o material, a anestesia, o tempo... Ele foi muito agradável e cativante."

Ana Lúcia Aburaya, mãe da Alice de 5 anos

"O Dr. Luiz tem uma postura muito positiva em relação à Fisioterapia. É aberto e considera as opiniões do terapeuta para somar esforços em prol do paciente. Ele entende que, em certos casos, o tratamento conservador com fortalecimento e melhora das funções podem evitar a cirurgia."

Cleiton Careta, fisioterapeuta do Instituto Vita

EM QUE ELE ACREDITA . . 

A Medicina sempre avança. Cada vez se sabe mais sobre as patologias, com intervenções cada vez menos invasivas. Por isso, Dr. Luiz Ribas nunca para de estudar e se atualizar. Além de conhecimento técnico para tratar e prevenir doenças, ele busca sabedoria para tratar pessoas. Porque as doenças podem ser as mesmas, mas as pessoas não são. Respeita a individualidade de cada paciente e a opinião de toda a equipe envolvida, para indicar a melhor conduta de tratamento e reabilitação. Afinal, cada pessoa tem uma história, e tem valor a história de cada um.

ONDE ELE TRABALHA . .

Dr. Luiz Ribas trabalha no Instituto Vita (em Higienópolis e Morumbi, em São Paulo) junto a uma equipe integrada e multidisciplinar, oferecendo excelente planejamento e tratamento para o paciente. Conta com equipamentos de alta tecnologia, softwares especializados e sistema de análise do movimento tridimensional, além de avançado laboratório de biomecânica. Também oferece ao paciente todo o suporte necessário para internação nos melhores hospitais de São Paulo.

ALIADO À FISIOTERAPIA . .

Dr. Luiz Ribas entende que a Fisioterapia é um tratamento fundamental em casos cirúrgicos e em casos não-cirúrgicos. Para recuperação dos movimentos e funções de ombros e cotovelos, é importante que o médico atue em parceria com o terapeuta, que deve ter sólido conhecimento científico e parâmetros claros, podendo utilizar laser, crioterapia, terapia manual para soltura muscular e liberação miofascial, eletroestimulação, hidroterapia, entre outras condutas.