Por que procurar um especialista em ombro?

Ombro é um conjunto de articulações que se combinam com tendões e músculos para permitir uma enorme variedade de movimentos do braço, que vão desde coçar as costas até fazer o arremesso perfeito.


A anatomia do ombro é extremamente complexa, devido à sua instabilidade e grande arco de movimento, envolvendo várias estruturas ósseas, ligamentares, tendinosas e musculares.


Os ombros são muito exigidos em atividades do dia a dia, atividades laborais repetitivas (como as de digitadores, operários, dentistas e cirurgiões) e principalmente durante exercícios físicos (como musculação, natação, tênis, golfe, handebol, voleibol e basquetebol).


Se você sente dores no ombro, seja apenas quando o movimenta ou a toda hora, seja de forma temporária ou contínua, a melhor forma de saber a gravidade e o tratamento da lesão é consultar um ortopedista especialista em ombro.


O médico ortopedista especialista em ombro tem formação em ortopedia e traumatologia (residência médica de 3 anos), seguido da formação de mais um ano em cirurgia do ombro e cotovelo. Após essa formação, é considerado um especialista em ombro e cotovelo quando é aprovado na prova de admissão na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC).


Nas últimas décadas, a especialização em cirurgia do ombro e do cotovelo tem se tornado mais complexa, devido ao avanço das cirurgias que tem uma maior curva de aprendizado, principalmente as artroscopias e as artroplastias (próteses).


É o especialista que poderá fazer o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento para as patologias de ombro, que pode envolver desde o uso de imobilizações, medicações e fisioterapia para ajudar a melhorar a força do ombro e sua estabilidade, até cirurgias.


#ombro